quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Voz do Ator - A Cor da Voz




A Voz do Ator



Foi observando a forte procura por parte dos profissionais das Artes Cênicas em aulas de canto que reparei a vontade que eles tinham em explorar o seu próprio instrumento. Porém, junto à essa vontade havia sempre um grande despreparo vocal, falta de musicalidade e consciência corporal. Reparei uma enorme lacuna na preparação destes novos artistas.

Assim, resolvi listar os benefícios que a técnica vocal e as aulas de canto podem propiciar para os atores e o quanto eles podem ampliar a exploração da sua voz artística, partindo da consciência do trato vocal através da ressonância, do desenvolvimento das pregas vocais que possibilita o trabalho da musculatura laríngea ao máximo, e a integração e homogeneidade da voz falada/cantada e corpo/voz.

A cada dia postarei um tópico, falando mais sobre o assunto!




3- A Cor da Voz


Ouvindo diversos gêneros musicais, percebemos a quantidade de timbres e ressonâncias diferentes que podemos executar. Para um ator sem experiência vocal, é um verdadeiro parque de diversões! Porém é necessário um guia até que ele consiga, sozinho, fazer esse passeio.

Inúmeras vezes ouvi a reclamação de dores ou mesmo de lesões nas pregas vocais após uma temporada. Fazer uma personagem que exija uma voz muito diferente do conhecimento do artista que vai interpretá-la, pode ser um grande perigo.

Uma das principais necessidades de um desenvolvimento vocal é o trabalho de ressonância. E ele exige paciência, calma, observação, disciplina, persistência e muito respeito ao seu corpo. Sem qualquer um desses elementos o resultado não será o ideal, pois a descoberta de ressonadores necessita de exploração constante e é importantíssimo (e muito divertido) deixar que o corpo responda e aconteça sozinho.

Assim, o artista vai descobrir uma série de timbres que poderá relacionar aos seus personagens com maior plenitude vocal, deixando o corpo fluir e dançar por onde desejar. Chamo isto de "Cor da Voz", uma forma do ator conseguir encontrar uma voz aveludada, áspera ou doce através da psicodinâmica vocal, desconstruindo seu condicionamento, diferenciando e criando novas texturas, tendo como base a personalidade de sua personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário