terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Voz do Ator - Noção de TEMPO e ESPAÇO



A Voz do Ator

Foi observando a forte procura por parte dos profissionais das Artes Cênicas em aulas de canto que reparei a vontade que eles tinham em explorar o seu próprio instrumento. Porém, junto à essa vontade havia sempre um grande despreparo vocal, falta de musicalidade e consciência corporal. Reparei uma enorme lacuna na preparação destes novos artistas.

Assim, resolvi listar os benefícios que a técnica vocal e as aulas de canto podem propiciar para os atores e o quanto eles podem ampliar a exploração da sua voz artística, partindo da consciência do trato vocal através da ressonância, do desenvolvimento das pregas vocais que possibilita o trabalho da musculatura laríngea ao máximo, e a integração e homogeneidade da voz falada/cantada e corpo/voz.

A cada dia postarei um tópico, falando mais sobre o assunto!



1- Noção de TEMPO e ESPAÇO 
Desenvolvimento da Métrica e Rítmica

A música desenvolve grande noção de tempo e espaço. Observando o pulso, o aluno/cantor é capaz de distribuir a frase da sua canção em um período determinado da música. Dessa forma ele cria a percepção da proporção, de subdivisão, de métrica e rítmica.

O ator já tem um pouco desse conhecimento, porém de outra forma. Ele tem a observação de ritmo da cena, do ritmo da fala, porém poderá ser explorado e potencializado com os itens citados acima, criando maior domínio do seu texto falado e/ou cantado, já que a parte rítmica na música exige mais definição e precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário